terça-feira, 26 de novembro de 2013

Você conhece o "amaranto"?


 Se a sua resposta foi: Acho que já ouvi falar,não é aquele cara dos Los Hermanos? Páre e preste atenção! ( Detalhe, o nome do tal cara é Amarante).


  O amaranto é, podemos assim dizer, um parente próximo da quinoa. Essa você já conhece pois eu já escrevi sobre ela aqui no Blog. Lembra que eu citava que ela era um pseudocereal originário dos Andes, cuja cultura teria sido trocada pelos mais conhecidos, porém menos nutritivos cereais como o arroz, por parte dos conquistadores (ou invasores) europeus?  O mesmo sucedeu com nosso amigo. Veja o que perdemos durante todo esse tempo, então: Rico em proteínas de alto valor biológico ( todos os aminoácidos essenciais), cerca de 15% do grão,  comparável à tão vangloriada proteína do leite (eca). Além de riquíssimo em cálcio biodisponivel, ( melhor absorvido do que o cálcio dos vegetais verde-escuros).

Ah, você quer mais motivos? Ok, lá vai: é também boa fonte de zinco e fósforo, além de conter alto teor de fibras solúveis (4,2 g em 100g enquanto a aveia possui apenas 1,9g).

Parece bom, mas ainda não está convencido a procurar? Hum, ok: NÃO CONTÉM GLÚTEN. Ou seja, celíacos e galera que gosta de seguir as dietas da moda, que tal? O amaranto encontrado à venda vem na forma de flocos, assim como a aveia, ou em farinha, que não tem gosto, podendo ser um bom substituto em receitas. Convencidos?  Bom, se o amaranto, com todos esses atrativos não te convencer, eu é que não vou. Ah, dá pra fazer pipoca com ele tb...

Pra quem gostou, e está disposto a experimentar, aí vai uma receitinha  da minha  “mestre” cuca, rs:

Pão de aveia e amaranto ( a aveia é mais pra baratear o custo da receita)

- 3 xic de aveia
- 3 xic de amaranto
- 2 xic de farinha de trigo integral ( para celíacos usar a farinha do próprio amaranto)
- 2 col sopa de fermento biológico
- 1 col de sopa de um óleo mais saudável que tiver à disposição ( usei de soja orgânica prensada à frio)
- 1 col sopa de sal do Himalaia ( dá um sabor todo especial, mas se não tiver, pode usar sal marinho msm)
- água morna ( 3 a 4 xic)

Misture a aveia e o amaranto, a farinha e o fermento e depois junte os demais ingredientes. A água morna vai acrescentando aos poucos e vá trabalhando a massa até que ela esteja elástica. Faça pãezinhos usando de 2 a 3 colheres de sopa da massa para cada um e deixe descansarem em uma assadeira polvilhada com aveia, linhaça, ou o que tiver. Deixe-os bem separados pois a massa tem que dobrar de volume. Quando isso acontecer, leve ao forno a 200o C por aproximadamente 40 min.

Obs: Só peço por favor não usarem creme vegetal para passar nele ( isso é um lixo industrial, vai comprometer o sabor e o valor nutricional da receita) e não tomar com café, pois este roubará todo o cálcio e o ferro do amaranto, deixando com você, somente as calorias.


Fontes:


Revista dos vegetarianos. Ec Europa. 2013. Julho  no81 p 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário