sábado, 16 de novembro de 2013

Hambúrgueres - vilões ou aliados

Velhos conhecidos dos frequentadores de fast food, os hambúrgueres podem ser a coisa mais nojenta ou mais versátil que você tem na sua cozinha. Calma, eu explico: Se carnívoros e industrializados, estes não passam de amontoados de restos de carnes de diferentes espécies, reaproveitadas pelos produtores. Preciso falar, qual das opções esse tipo de hambúrguer é? Porém, se vegetarianos e feitos em casa, eles podem se tornar excelentes opções para dias corridos em que não há muito tempo para comer, exceto fazer um lanchinho rápido, ou como forma de reaproveitar sobras de alimentos. Por exemplo, até as sobras de arroz e feijão podem acabar virando um bom hambúrguer. Tudo que se precisa é de alguns temperos, um bom agente ligante, como o tofu ou o ágar ágar e não ter medo de por a mão na massa. Uns minutinhos de "amassa, amassa e molda" e vc tem uma linda e saudável opção para colocar no meio de um sanduíche.  Quer coisa melhor e mais prática? Dá pra acrescentar ingredientes como a fumaça líquida, que são facilmente encontráveis nos mercados municipais,e dar aquela cara de defumado para o seu hambúrguer. Aí é só fazer da maneira que melhor lhe aprouver, assado, frito, grelhado...

Esqueça as redes de fast-food de uma vez por todas ( se você ainda é carnívoro) e faça você mesmo hambúrgueres com sobras caseiras que podem ser armazenados e consumidos no momento que achar necessário.

O exemplo da foto é um hambúrguer feito a partir de resíduo de leite de amêndoas, tofu e temperos. Está embaladinho e pronto para ser desembrulhado e  levado ao fogo para por no lanche. E ao contrário dos de carne, não tem problema nenhum em se comer cru, caso esteja tudo dentro da validade.

Manda ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário