domingo, 10 de novembro de 2013

Considerações sobre o Programa Globo Repórter exibido pela Rede Globo, no dia 08/11/13 - "carnívoros x vegetarianos"

Muitos de meus amigos, ao verem o tema do último Globo repórter exibido na TV aberta, lembraram-se logo de mim, insistindo para que eu assistisse. Infelizmente, não pude acompanhar "ao vivo" , mas assisti agora pouco na TV paga e aqui vão algumas considerações a respeito:

O programa retratou o tema do ponto de vista da saúde, sobre qual tipo de dieta seria melhor para a saúde do ser humano. Exibiu entrevistas com especialistas, inclusive o Dr. Eric Slywitch, nutrólogo brasileiro especialista no assunto, autor de diversos livros e muito respeitado entre os vegetarianos. Foi em, minha opinião, fiel às situações e questões que envolvem o dia-a-dia de uma alimentação vegetariana e vegana bem planejada e mostrou que, a princípio, qualquer dieta equilibrada, unida a visitas médicas regulares e prática de exercícios físicos pode proporcionar saúde. Mostrou, inclusive, o desempenho de dois "super-atletas" e suas respectivas dietas, uma vegana e a outra onívora, deixando claro que ambas, unidas ao treinamento adequado, podem resultar em sucesso. Ótimo. Cumpriu o seu papel, do ponto de vista da saúde, pelo menos. Mas cabe lembrar, que geralmente, os principais motivos que levam uma pessoa a se tornar vegetariana, ou mesmo vegana, não são do âmbito da saúde, sendo essa, geralmente, apenas mais uma das boas consequências ligadas a esta escolha.
O que realmente leva alguém a se tornar vegano, principalmente, é a compaixão pelos animais, que são seres sencientes, capazes de sentir dor, medo e angústias, assim como os humanos, não devendo, principalmente nos dias atuais, onde há tantos recursos disponíveis, serem alvos da exploração e subjugação pelo animal humano. Além do que, há os problemas ecológicos envolvidos com o consumo da carne, a saber:

- a pecuária é, atualmente principal agente do desmatamento da floresta amazônica;
-  a criação de gado para corte da maneira como é feita hoje é insustentável para uma população mundial futura de mais de 9 bilhões de pessoas, que é a previsão para o ano de 2050;
- a produção de 1 kg de carne no Brasil gera tanto CO2 quanto rodar 1.600 km de carro;
- a cada segundo no Brasil mata-se um boi. O que equivale a 2,4 milhões de bois desmembrados por mês, ou a 48 milhões de litros de sangue derramados, o suficiente para encher 20 piscinas olímpicas com sangue inocente.

Além do mais, a dieta vegana, além de nutritiva, pode ser saborosa, econômica e ainda acabar com a fome mundial, caso os grãos utilizados "artificialmente" para a engorda de gado, sejam devidamente revertidos para a alimentação humana. Lembrando que o gado só existe hoje no imenso número atual, devido aos interesses econômicos do homem, em criá-los para seu assassínio e exploração de recursos.

 O homem pode até ter se beneficiado do consumo da carne animal em algum momento de sua evolução, mas o consumo da carne e de produtos de origem animal já não precisa acrescentar mais nada à saúde e reprodução humanas.

Estes são os princípios básicos do veganismo: "Pelos animais, pelo meio-ambiente e pela saúde."

Dê um importante passo em direção a uma vida feliz, sem culpas desnecessárias e livre de crueldade. Seja vegano você também.

Dados: http://www.vista-se.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário