sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

11 Razões para abrir mão do leite e seus derivados


1. Intolerância à lactose. A maior parte dos indivíduos em idade adulta apresenta, ou apresentará, em maior ou menor grau, sintomas de intolerância à lactose, devido à perda progressiva da enzima lactase, que pode manifestar-se em diferentes idades, e cujos sintomas são: diarreia, gases e distensão abdominal, assaduras, e fezes ácidas chegando até a graves alergias.

2. O leite de vaca é um agente alergênico, agravando casos de alergias já existentes como rinite alérgica e asma.

3. Perda óssea. Ao contrário do que se pensa, o cálcio do leite não é totalmente absorvido pelo organismo, e é em grande parte perdido no processo digestivo das proteínas do leite, pois estas, quando em excesso, sobrecarregam os rins, e o Ca vai embora na compensação do processo, podendo levar a quadros de osteoporose.

4. O leite de vaca contém grandes quantidades de hormônio feminino, como a estrona, visto que as vacas leiteiras são mantidas constantemente grávidas para aumentar a produção.

5. O processo de extração do leite é cruel, pois é feito através de máquinas ordenhadeiras que causam ferimentos às mamas das vacas, e estas, recebem constantes doses de antinflamatórios e antibióticos em decorrência dos ferimentos. Além do mais, os bezerros, a quem o leite deveria ser destinado, são separados das mães e impedidos de mamar, muitas vezes alimentando a cruel indústria de vitela, também conhecida como filet mignon ou baby beef, que é uma carne macia por se tratar de um animal jovem, que é criado confinado e anêmico. Uma vaca que deveria viver em média 20 anos, vive apenas 6.

6. Após pararem de produzir leite as vacas leiteiras são destinadas ao abate.

7. O leite é rico em gorduras saturadas e açúcares, pois um bezerro precisa de uma quantidade muito maior destes nutrientes para ganhar peso. Sendo assim, o consumo de leite e derivados leva à obesidade e suas consequentes doenças.

8. O homem é o único mamífero que continua tomando leite sem precisar ( e de outras espécie), após o período de lactação.

9. Há diversos substitutos para o leite e seus derivados, sendo que é possível se fazer bebidas com aspecto lácteo, das mais diversas fontes vegetais, entre elas: soja, arroz, amêndoas, nozes, castanhas em geral, sementes de gergelim, etc. Sendo inclusive possível fazer equivalentes ao leite condensado, creme de leite, iogurtes e queijos. E já existe a maioria desses produtos no mercado.

10. Diversas culturas e civilizações sequer tomam leite, como é o caso dos chineses, indianos e povos  indígenas das Américas, e nesses povos, o índice de incidência de osteoporose é muito menor do que na civilização ocidental.

11. Há estudos que indicam que a proteína do leite, a caseína, pode causar câncer, entre outros problemas que o consumo excessivo de proteínas pode trazer, como sobrecarga dos rins e perdas de cálcio.

Fontes:

- revista viva saúde Ed EBR. Dezembro de 2013. No. 128: 22-25.
- Ribeiro Lair. O mito do leite. http://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98





Nenhum comentário:

Postar um comentário