segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Leites vegetais – saúde e beleza de dentro pra fora.


Até algum tempo atrás, os leites vegetais, para mim, só estavam associados ao mundo dos cosméticos. Quem não se lembra daquele famoso hidratante dos anos 80 e 90 que anunciava o seu leite de aveia, em rede nacional? Não vou citar a marca, mas ela está no inconsciente coletivo das pessoas, e até onde eu sei, é “cruelty- free”.
Bem, a verdade é que os leites de origem animal, principalmente o famigerado leite de vaca, têm sido rejeitados por um crescente número de pessoas, não apenas por questões éticas, como no caso dos veganos, mas também, e principalmente por questões de saúde. Ao contrário do que prega o “mito do leite”, que é fundamental tomar leite para a boa saúde dos ossos, mais e mais pessoas descobrem os problemas causados pela ingestão de leite animal de outras espécies de mamíferos. Segundo dados oficiais, mais de 50% da população mundial é intolerante à lactose, e no Brasil ela afeta mais de 70% da população adulta. [1] Sem contar problemas de saúde relacionados à ingestão da caseína, proteína do leite que pode ser grande responsável por perdas de cálcio e ter relação com alguns tipos de câncer. E também, é claro, por problemas relacionados aos hormônios presentes no leite e  às adulterações frequentes do produto que chega ao mercado.[2] Como dizia um velho sábio, “leite de vaca só é bom pra bezerro” e essas pobres criaturas são as que menos proveito tiram deste produto, devido aos atuais procedimentos das indústrias de latrocínio, ops, laticínios.  
Se você não é nenhum bezerro mas não consegue desmamar, não se desespere. Os leites vegetais estão aí pra ajudar. Feitos a partir de grãos, castanhas e sementes, eles são vários, de várias tonalidades e sabores, e oferecem um leque de propriedades benéficas para os que deles fazem uso. De todos, provavelmente, o mais conhecido é de soja. Apesar de vir em muitas opções de sabores e até nas formas de iogurte, creme de leite e leite condensado, não agrada a todos os paladares, porém é uma excelente opção ao leite animal, por sua versatilidade. Apesar de que, para vegetarianos, é uma boa usar outros tipos de leite, pois a soja, na maioria das vezes, transgênica, já está bem representada na alimentação em diversas formas, como PTS, tofu, missô, molhos, etc.
Riquíssimo em cálcio e proteínas, o leite de gergelim é uma excelente opção aos que se preocupam com a saúde óssea, lembrando que não basta ingerir cálcio, mas também deve-se cuidar da vitamina D e reconhecer fatores antinutricionais que podem levar o cálcio embora (converse com seu nutricionista ou nutrólogo).  Já o leite de arroz, talvez não seja a melhor opção para se tomar no café da manhã, pois pode ser por demais insosso, mas justamente por isso, pode ser ótima opção em preparações culinárias. Ah, e tem pouca gordura, olha aí uma opção para as dietas onde se exclui a lactose.   
    Se a prioridade for o sabor, eu indico fácil, fácil, o leite de amêndoas, pelo qual estou enamorada no momento. É tão saboroso e tão perfumado, que dá vontade de beber e tomar banho com ele, hehe. Talvez os donos de SPA tenham essa ideia um dia. Além do quê, é super nutritivo, tendo conteúdo proteico comparado ao leite de vaca.[3] Tem também diversas vitaminas, como a E e algumas do complexo B, e minerais. Em termos de sabor, dizem que nenhum leite supera o de avelãs, que lembra o gosto da nutela, e é boa opção para se preparar bebidas achocolatadas. Mas este, eu pessoalmente, ainda não testei. (Mas não vejo a hora). Depois eu conto. Com relação ao famoso leite utilizado em hidratantes, o leite de aveia, ele é rico em cálcio, vitamina E, vitaminas do complexo B, potássio, selênio, cobre, zinco, manganês,  magnésio e ferro, mas o gosto não é lá dos melhores. Lembrando que sempre é possível usar um adoçante natural. Fuja dos adoçantes sintéticos como o aspartame, sem olhar pra trás.
Então, nas prateleiras dos supermercados, é só dar uma procurada mais a fundo que você encontra estas opções e muito mais ( há leites de amendoim, quinoa, coco, linhaça, etc), ou então, o que é muito melhor, siga a linha do faça você mesmo, e bata algumas castanhas em água filtrada, separando o resíduo, (que pode ser aproveitado para fazer patês, hambúrgueres e até queijos, por quê não?)  e você terá um leite lindo, cheiroso e saudável na sua geladeira por alguns dias. A dúvida é saber se bebe, ou se toma banho com ele.
Por hora é isso.  Na internet você encontra diversas receitas de e com leites vegetais. Pode ir lá se deliciar. E se ficar com bigodinho, td bem. Faz bem pra pele. ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário