quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Efeito formiga: a causa pode ser falta de cálcio.

Anda sentindo muita vontade de comer chocolates, bolos e outras guloseimas açucaradas em geral? Talvez a culpa disso não seja a tal da TPM, no caso das mulheres é claro, mas sim uma deficiência nutricional de cálcio. Aí, além da vontade louca por doces pesar na balança, pode também a levar a outros problemas associados à deficiência deste nutriente, como a osteoporose, por exemplo. A explicação para o “efeito formiga” está associada ao sabor doce que possuem as formas de cálcio presentes no organismo. Sabe-se que frutas que nascem em solos de cálcio, tendem a ser mais doces que o normal. É o caso de alguns morangos, por exemplo.
Mas não adianta entrar em pânico e sair correndo para o supermercado para entupir sua geladeira de laticínios. Apesar de rico em cálcio, o leite de vaca tem a caseína em sua composição, uma proteína que leva embora boa parte do cálcio no seu processo digestivo, sendo um fator antinutricional e provavelmente uma boa explicação para o grande número de casos de osteoporose em países onde o consumo de leite de vaca é muito grande, como os EUA, por exemplo.
A solução para o problema pode estar sim no leite, mas no leite de gergelim. Esse leite vegetal facilmente preparável a partir de sementes de gergelim e água, além de muito versátil na questão do consumo, pode ser consumido puro ou em receitas, podendo ser ou não adoçado, é excelente fonte de cálcio de boa biodisponibilidade, ou seja, bem aproveitado pelo homem no processo digestivo. Outras boas opções são os vegetais de cor verde escuro como a couve, por exemplo. Porém, um fator muito importante a se observar é que o cálcio, mesmo que consumido em quantidades adequadas, pode não ser bem absorvido se estiver sendo consumido nas mesmas refeições em que se consome os chamados fatores anti-nutricionais, que no caso do cálcio são o ácido fítico e os oxalatos, principalmente. Uma boa dica é sempre deixar de molho por uma noite as leguminosas (feijões) antes de consumi-las e não tomar café ou outras bebidas com cafeína próximo às principais refeições. Não só estes fatores atuam negativamente na absorção do cálcio, mas também na de ferro e de zinco. O excesso de sódio também é um fator antinutricional para a absorção de cálcio.
Mas é bom lembrar que nunca devemos atribuir um problema a uma única causa, sem verificar todas as possibilidades. A ânsia por doces pode ter também outras causas, como deficiências de outros nutrientes, como o cromo e o aminoácido triptofano, entre outras, e só mesmo um exame pedido por um nutrólogo é capaz de detectar deficiências nutricionais. Além do mais, a osteoporose não tem sua causa unicamente na deficiência de cálcio, mas também na falta de vitamina D, que pode ser facilmente sintetizada pelo organismo com uma exposição diária ao sol, em média por 15 minutos, antes das 10:00 e depois das 16:00h, sem filtro solar, pelo menos nos braços.
  Por hora, vai um leitinho de gergelim aí? Saúde vegana à todos!



Fontes:

- Boutenko, Victoria. 12 passos para o crudivorismo. Versão on line

-Ribeiro, Lair. O mito do leite. disponível em http://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98

- Silva & Mura. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 1 ed. São Paulo: Roca v.1, 2007









Nenhum comentário:

Postar um comentário